Realizada décima sétima sessão ordinária do legislativo do ano de 2018

Publicado em 29/05/2018 às 10:02 - Atualizado em 29/05/2018 às 10:09

Na segunda-feira, 28 de maio de 2018, fora realizada a 17º Sessão Ordinária do ano de 2018. A sessão foi presidida pelo Presidente Ivaldo Defendi Ribeiro (PP), estiveram presentes 08 (oito) Legisladores.

Vereadores: Hugo Rafael Mossini (PR), Eleni Pereira Schmitt (MDB), Hari Schmitd (PSD), Antonio Nascimento (PSDB), Ivanor Belolli (PT), Nelson Wisnieski (PSD), Sidnei Luiz Walker (MDB).

Não houve matérias encaminhadas pelo Executivo Municipal.

Matérias encaminhadas pelo Legislativo:

MOÇÃO DE APOIO Nº 01/2018, DE AUTORIA DOS VEREADORES. MOCIONA-SE: QUE APOIAMOS DE FORMA VEEMENTE O SETCOM E TODOS OS MOTORISTAS PELA MANIFESTAÇÃO COM PARALISAÇÕES EM TODO O BRASIL CONTRA O VALOR ABUSIVO DOS COMBUSTÍVEIS, BEM COMO À TODOS OS BRASILEIROS QUE UTILIZAM DE QUALQUER FORMA QUALQUER TIPO DE COMBUSTÍVEL. Tal Moção será destinada ao PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL e ao GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Antes de apresentar tal moção, o Presidente Ivaldo Defendi Ribeiro, solicitou registro em ata das razões que o levaram a apresentá-la, sendo elas: apoio aos manifestos dos caminhoneiros e de toda a população em geral. Na oportunidade, o Vereador Antonio Nascimento solicitou o registro em ata no sentido de que todos devemos nos solidarizar com o momento, parabenizando a iniciativa do Presidente em elaborar a Moção de Apoio, diante da dificuldade de negociação, o povo está certo, não há como aguentar o aumento, todo dia, de combustíveis, impostos e carga tributária. Chegou ao ponto de que o povo perdeu a paciência e foi a rua. Que somos favoráveis ao movimento, movimento pacífico que vem reivindicando os direitos. Na sequência, a moção de apoio fora encaminhada nas Comissões de Justiça e Redação de Leis, Comissão de Finanças e Orçamentos, Comissão de Obras e Serviços Públicos e Atividades Privadas e Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, para estudo e parecer dos presidentes, que manifestaram parecer oral e favorável, bem como os demais membros. A moção fora lida e aprovada por unanimidade, em primeira e única votação, pelos senhores legisladores presentes.

Requerimentos escritos: não houve.

Requerimentos Verbais: não houve.

Indicações Escritas:

INDICAÇÃO Nº 03/2018, DE AUTORIA DO VEREADOR SIDNEI LUIZ WALKER, ENDOSSADO PELO VEREADOR ANTONIO NASCIMENTO, o qual  solicita ao Executivo Municipal, bem como a Secretaria competente, para que seja prestada informações nos meios de comunicação, da relação de munícipes que não tenham recebido o bônus da silagem pela falta de apresentação das 12 notas anuais, e que estes possuem esse direito e podem requisitar tais valores na secretaria da Agricultura. A referida indicação fora lida e aprovada por unanimidade pelos legisladores presentes.

Indicações verbais: não houve.

Foram apresentadas correspondências rotineiras às quais permanecem arquivadas na secretaria da Câmara Municipal Vereadores em vista dos Senhores Legisladores.

Na palavra livre houveram vários comentários do interesse do Legislativo, em especial o pedido de registro em ata do Vereador Antonio Nascimento, nos seguintes termos: parabenizar a todas  pessoas que participaram, hoje a tarde, no ato da praça, que demonstraram que ainda acreditam no nosso país, que ainda há esperança, que talvez amanhã ou depois iremos colher frutos disto,  que hoje nosso município é pequeno e que nós fazendo a nossa parte, que é de elogiar que em 23 anos de município nunca houve caso de corrupção, que sempre foram aprovadas as contas do Prefeito, que todos que passaram por aqui sempre tiveram respeito com o dinheiro público, que não tem vergonha de dizer que é político neste município, pois há responsabilidade com o município, que a Câmara está de parabéns, pois está agindo com responsabilidade no andamento da construção da sua sede, que estende cumprimentos ao Prefeito por estar presente, mostrando o diálogo que deve haver entre o executivo e o legislativo, que parabeniza a todos os manifestantes pelo civismo que vem ocorrendo nas manifestações.” Outrossim, houve o pedido de registro em ata do Presidente Ivaldo Defendi Ribeiro, nos seguintes termos: “que parabeniza a organização e as pessoas pela forma pacífica do evento realizado hoje a tarde, onde teve a oportunidade de estar presente. Que o que chamou sua atenção foi haver a união de pessoas de partidos diversos, lutando por uma causa só, parabéns a todos.” Ainda, o Prefeito Ronaldo Luiz Senger, usou o momento da palavra livre para prestar alguns esclarecimentos acerca dos serviços prestados pela administração pública em decorrência dos manifestos. Reforçamos também o convite para a participação de todas às sessões ordinárias desta casa que estão sendo realizadas todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas, na sala de sessões na sede da Câmara Municipal de Vereadores, em anexo a Prefeitura Municipal.